Você quer comprar sua casa própria, mas não sabe qual a melhor decisão tomar? A verdade é que antes de se fazer essa aquisição, você precisa de planejamento e organização financeira, e é nessa hora que essa dúvida surge.
A resposta é que para cada caso existe uma possibilidade diferente. Existem algumas diferenças fundamentais entre o financiamento e o consórcio imobiliário. Para escolher qual é a melhor alternativa, você precisa avaliar suas próprias necessidades e as vantagens e desvantagens de cada modalidade, e é isso que vamos explorar neste texto. Continue lendo e descubra qual seria melhor cenário para você.
O que é financiamento?
O financiamento é uma das formas mais conhecidas para a compra de bens e serviços, porém é um pouco burocrático e exige alguns documentos de comprovação para a liberação do crédito.
É uma espécie de acordo contratual feito entre o comprador e o banco, ali é adquirida uma linha de crédito no qual incidem juros e correção monetária (a porcentagem varia de acordo do banco escolhido, sendo que hoje, a Caixa Econômica Federal conta com a taxa de juros mais baixo comparada com outras instituições financeiras).
O prazo máximo de financiamento varia de acordo com o indexador escolhido ou taxa fixa, variando entre 120 a 420 meses.
Mais informações você pode obter fazendo uma simulação de financiamento com um de nossos corretores, para isso, basta acessar nosso site moreiraecruz.com.br e iniciar uma conversa com nosso plantão no whatsapp.
O que é consórcio?
O consórcio é um grupo de pessoas que possuem o mesmo desejo de compra, nesse caso, um imóvel. Com o objetivo de receber uma carta de crédito com um valor determinado, esses grupos de pessoas se juntam e pagam mensalmente uma parcela cuja soma totaliza o valor da carta de crédito.
Nessa modalidade não há a incidência de juros, mas sim, a cobrança de uma taxa administrativa que varia conforme a instituição financeira e não há a necessidade de comprovação de renda.
A principal característica do consórcio é que a contemplação se dá por meio de sorteio ou lances. Sendo assim, se a pessoa não tiver a disponibilidade financeira de antecipar valores para o lance, fica dependendo do sorteio, podendo levar anos para ter sua carta de crédito contemplada.
Qual dos dois escolher?
A resposta dessa questão é subjetiva. Tudo vai depender da necessidade de cada pessoa. Você está comprando um imóvel para morar agora ou pode esperar? Você consegue pagar as parcelas do consórcio mais o seu aluguel mensal sem comprometer a tua vida financeira?
Com o consórcio você tem as parcelas com valores menores, porém, só consegue comprar seu imóvel de fato após ter sua carta contemplada, o que pode levar anos.
Já com o financiamento, após sua aprovação de crédito com o banco o processo pode durar de 30 a 60 dias até receber a chave da sua casa e o pagamento da primeira parcela vem após 30 dias da assinatura do contrato com a Caixa.
Ainda ficou com alguma dúvida ou quer entender um pouco mais como funciona? Pode entrar em contato com nossa equipe. Vamos te auxiliar nessa escolha.