Procura por algum assunto!​

Consórcio ou Financiamento? Saiba qual é a melhor escolha para comprar seu imóvel.

Você quer comprar sua casa própria, mas não sabe qual a melhor decisão tomar? A verdade é que antes de se fazer essa aquisição, você precisa de planejamento e organização financeira, e é nessa hora que essa dúvida surge.

A resposta é que para cada caso existe uma possibilidade diferente. Existem algumas diferenças fundamentais entre o financiamento e o consórcio imobiliário. Para escolher qual é a melhor alternativa, você precisa avaliar suas próprias necessidades e as vantagens e desvantagens de cada modalidade, e é isso que vamos explorar neste texto. Continue lendo e descubra qual seria melhor cenário para você.

O que é financiamento?

O financiamento é uma das formas mais conhecidas para a compra de bens e serviços, porém é um pouco burocrático e exige alguns documentos de comprovação para a liberação do crédito.

É uma espécie de acordo contratual feito entre o comprador e o banco, ali é adquirida uma linha de crédito no qual incidem juros e correção monetária (a porcentagem varia de acordo do banco escolhido, sendo que hoje, a Caixa Econômica Federal conta com a taxa de juros mais baixo comparada com outras instituições financeiras).

O prazo máximo de financiamento varia de acordo com o indexador escolhido ou taxa fixa, variando entre 120 a 420 meses.

Mais informações você pode obter fazendo uma simulação de financiamento com um de nossos corretores, para isso, basta acessar nosso site moreiraecruz.com.br e iniciar uma conversa com nosso plantão no whatsapp.

O que é consórcio?

O consórcio é um grupo de pessoas que possuem o mesmo desejo de compra, nesse caso, um imóvel. Com o objetivo de receber uma carta de crédito com um valor determinado, esses grupos de pessoas se juntam e pagam mensalmente uma parcela cuja soma totaliza o valor da carta de crédito.

Nessa modalidade não há a incidência de juros, mas sim, a cobrança de uma taxa administrativa que varia conforme a instituição financeira e não há a necessidade de comprovação de renda.

A principal característica do consórcio é que a contemplação se dá por meio de sorteio ou lances. Sendo assim, se a pessoa não tiver a disponibilidade financeira de antecipar valores para o lance, fica dependendo do sorteio, podendo levar anos para ter sua carta de crédito contemplada.

Qual dos dois escolher?

A resposta dessa questão é subjetiva. Tudo vai depender da necessidade de cada pessoa. Você está comprando um imóvel para morar agora ou pode esperar? Você consegue pagar as parcelas do consórcio mais o seu aluguel mensal sem comprometer a tua vida financeira?

Com o consórcio você tem as parcelas com valores menores, porém, só consegue comprar seu imóvel de fato após ter sua carta contemplada, o que pode levar anos.

Já com o financiamento, após sua aprovação de crédito com o banco o processo pode durar de 30 a 60 dias até receber a chave da sua casa e o pagamento da primeira parcela vem após 30 dias da assinatura do contrato com a Caixa.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer entender um pouco mais como funciona? Pode entrar em contato com nossa equipe. Vamos te auxiliar nessa escolha.

Compartilhe nas redes sociais
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Posts Recentes
Procura por algum assunto!