Procura por algum assunto!​

Categorias:

O que é infiltração?

Você conhece todos os problemas que podem ser causados pela umidade? Um desses problemas é a infiltração, que pode atingir qualquer parte da sua casa, trazendo um aspecto feio nas paredes e podendo gerar até bolor e mofo.

 

Muitos são os fatores que causam infiltrações, mas a grande maioria tem relação com a má execução da obra, uso de material inadequado, erro de projeto e falta de manutenção de uma propriedade antiga.

 

Algumas das infiltrações surgem quase que imediatamente e são localizadas em coberturas, esquadrias e calhas. Já outras, podem levar mais tempo para se manifestar, como, umidades vindas do solo para as paredes e/ou vinda de fissuras e pequenas infiltrações de calhas e rufos.

 

As áreas que apresentam maiores índices de ocorrência de infiltração são as áreas molhadas com encanamentos e desprovidas de coberturas como banheiros, cozinha e lavanderias, que embora sejam revestidas com cerâmica, estão sujeitos a defeitos de tubulações e umidades do solo ou piso molhado.

 

As infiltrações mais fáceis de serem resolvidas são as vindas de cima, pois podem envolver telhas ou calhas quebrada, sendo facilmente substituídos.

 

Como identificar e resolver problemas relacionados à infiltração

 

O ideal a ser feito é conter a infiltração logo no início, para que não haja danos maiores, é por este motivo que se deve prestar bastante atenção em alguns sinais que podem surgir na sua casa. Além das manchas e rachaduras, há outros sinais de infiltração como, danos na pintura, odores diferentes, deterioração de revestimentos, descolamento de pisos, e outros.

 

Trincas nas paredes geralmente são acompanhadas de estragos na pintura e manchas estufadas. Já as manchas próximas ao rodapé, podem indicar que a umidade do solo está subindo para as paredes. No caso dos banheiros, as manchas que podem surgir, principalmente no inverno, geralmente são causadas pelo vapor da água do banho, sendo necessária maior ventilação para resolver este problema.

 

Assim que encontrar a origem do problema, se preocupe em neutralizá-lo para que não volte a ocorrer. Esse descuido pode te gerar consequências desde danos à saúde, devido ao surgimento de ácaros e fungos, até o aumento na conta de luz e água.

 

As infiltrações são problemas desagradáveis que surgem quando menos se espera e exigem uma análise para que se possa chegar em uma solução ideal. Mas, muita dor de cabeça pode ser evitada ao tomar medidas antes do seu aparecimento. Por isso faça manutenções constantes em casa e evite que problemas como esse possam aparecer repetidamente.

Compartilhe nas redes sociais
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Posts Recentes
Procura por algum assunto!